Motoristas do estado de Minas Gerais devem se manter atentos aos prazos de pagamento de impostos

Motoristas do estado de Minas Gerais devem se manter atentos aos prazos de pagamentos do IPVA MG. Mas para aquelas que não têm muito tempo de se informar e saber como fazer, eis a seguir algumas dicas importantes.

O contribuinte pode acessar o site do DETRAN e na guia Boletos procurar a opção que deseja consultar. Referente ao IPVA, há a opção de boletos para efetuar pagamentos de licenciamentos, parcelas que já venceram e pagamento anterior ao ano do vigente. Após escolher sua opção, o site irá gerar uma caixa com um formulário de dados que você precisa preencher.

Primeiro é preciso escolher a parcela a ser paga, seguida da placa do veículo, documento integrado ao RENAVAM, chassi e data de nascimento do proprietário. Então, na próxima lacuna, o proprietário deverá escolher se prefere receber o boleto pelo correio ou retirá-lo nos postos de atendimento. Então, por fim, deverá preencher um código de segurança. A princípio pode parecer inseguro, mas todo esse procedimento é pra evitar possíveis fraudes. E se o contribuinte estiver em mãos os documentos com os dados pedidos o processo não toma nem cinco minutos. Rápido e simples.

Pagar o IPVA no DETRAN

O contribuinte poderá pagar o imposto em agências do banco Itaú, Banco do Brasil (lembrando que clientes Banco do Brasil não precisam se preocupar em ter a guia de pagamento), Bradesco, postos de atendimento do DETRAN e ainda, para quem acha mais fácil, pode efetuar o pagamento nas casas lotéricas. Como a grande maioria já sabe, quem pode efetuar o pagamento em cota única recebe um desconto no valor da taxa e, quem atrasa, ganha multa. Portanto, é preciso estar atento aos prazos e caso necessário, entrar em contato com algum telefone ou portal de atendimento VAPT VUPT.

Pagamento atrasado

Apesar de toda divulgação e opções de parcelamento, ainda há quem perca as datas de vencimento. Pra quem foi uma dessas pessoas, precisa regularizar a situação o quanto antes, pois quanto mais se demora, maior é a taxa de juros e multa sobre o valor inicial. O valor pode ser de até 20% com acréscimo de 1% para cada mês de atraso além do limite.

Esclarecimento de Dúvidas

Em casos burocráticos ou garantia de segurança da informação, é recomendável que o contribuinte se dirija a Secretaria da Fazenda e levar suas dúvidas não sanadas sobre o IPVA para que elas sejam melhor esclarecidas.

Quem passa no Sisu faz faculdade de graça?

wQuem passa no Sisu faz faculdade de graça? Essa é uma pergunta frequente entre os estudantes que desejam ingressar no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com o objetivo de democratizar o acesso às universidades públicas, o programa permite que os candidatos concorram a vagas em diversas instituições de forma gratuita.

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita a realização de inscrição em instituições públicas de ensino superior do Brasil. A seleção é feita com base na nota obtida pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa oferece vagas em cursos de graduação, sejam eles presenciais ou a distância, em universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é realizado em duas edições anuais e utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Na primeira semana de janeiro e de junho, o sistema é aberto para as inscrições dos candidatos interessados.

Os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos, indicando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição, o sistema atualiza diariamente as notas de corte, que são a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos.

Ao final do período de inscrição, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Os selecionados são convocados para a matrícula na instituição de ensino em que foram selecionados.

Quem passa no Sisu faz faculdade de graça?

Quem passa no Sisu faz faculdade de graça?

O Sisu é gratuito?

Sim, o Sisu é gratuito. A inscrição no programa é gratuita e não há cobrança de taxas durante o processo seletivo. Além disso, o estudante selecionado que efetivar sua matrícula não terá que pagar mensalidades durante todo o curso, uma vez que as universidades públicas são financiadas pelo governo.

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo sendo gratuito, o ingresso no ensino superior exige dedicação, estudo e preparação para o Enem. É necessário obter uma boa nota no exame para aumentar as chances de ser selecionado para o curso desejado.

O que é necessário para participar do Sisu?

Para participar do Sisu, é necessário ter realizado o Enem no ano anterior à edição do programa desejada. Além disso, é preciso ter obtido nota maior que zero na redação do exame.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do Sisu. É necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem para acessar o sistema.

Para saber mais detalhes sobre o cronograma e as datas do Sisu 2024, acesse o cronograma com as datas do SISU 2024.

Passo a passo para participar do Sisu

Além de preencher o requisitos do SISU 2024, confira a seguir o passo a passo para participar do Sisu:

  • Acesse o site oficial do Sisu;
  • Informe o número de inscrição e a senha do Enem;
  • Selecione até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência;
  • Acompanhe a nota de corte dos cursos, que será atualizada diariamente;
  • Ao final do período de inscrição, o sistema selecionará os candidatos mais bem classificados para cada curso;
  • Verifique se foi selecionado e, em caso afirmativo, realize a matrícula na instituição de ensino;
  • Caso não tenha sido selecionado, acompanhe as próximas chamadas e a lista de espera para possíveis vagas remanescentes.

O Sisu é uma oportunidade para os estudantes conseguirem ingressar em uma universidade pública de forma gratuita. Por meio desse sistema, é possível concorrer a uma vaga em diversas instituições de ensino superior do Brasil, utilizando a nota do Enem como critério de seleção.

Apesar de ser gratuito, o ingresso no ensino superior requer dedicação e preparação para obter uma boa nota no Enem. O Sisu é uma porta de entrada para muitos jovens realizarem o sonho da graduação.

Como faço para ver quantos pontos tenho na CNH?

Então, você está se pergunta: Como faço para ver quantos pontos tenho na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pela internet? É muito fácil, através da internet e do site do Detran do seu estado, é possível ver quantos pontos você já marcou em sua carteira de habilitação.

Basta acessar o site do Detran correspondente ao seu estado e digitar o número de registro de sua CNH, escolher o modelo e informar o seu CPF. Em poucos instantes, o site irá lhe informar quantos pontos você já fez em sua CNH, ou seja, as multas que você levou. Faça já sua consulta!

Quer obter a carteira de habilitação, mas não tem condições financeiras para arcar com os custos deste documento? Agora, é possível por meio da CNH Social 2024. O Governo Federal criou esse programa para que mais pessoas possam ter acesso a carteira nacional de habilitação.

Esse programa também oferece a renovação, mudança de categoria e atribuição de categoria. Nem todos estados oferecem esse benefício, mas se você reside no Rio Grande do Sul poderá aproveitar a CNH social.

Consulte no Detran do seu estado a pontuação da sua CNH ou Carteira Nacional de Habilitação para ficar a par da sua situação para não ter surpresa de última hora. Os Detrans de todo país possuem sistema on-line de consultas de pontuação de carteira de acordo com a multas. Como funciona o sistema de pontuação: na sua carteira vai acumulando pontuação até 20 pontos – é aplicado somente ao portador de CNH definitiva, para casa de Permissão par Dirigir é considerado o tipo de infração: grave ou gravíssima ou reincidente em infração média, neste caso deverá reiniciar todo o processo de habilitação de novo – quando houver acúmulo de 20 pontos a pessoa será notificada e deverá se dirigir ao Detran e apresentar a CNH, que será recolhida por um período, dependendo das penalidades das multas e o condutor será encaminhado a um curso de reciclagem no Detran, após o curso e cumprido o período ela será devolvida ao condutor.

A pontuação permanece durante 12 meses a contar da data em que aconteceu a infração.

Com a crise econômica, cresce o número de beneficiários do Bolsa Família no Brasil

O Bolsa Família é um dos maiores programas que existem atualmente. Além disso, é um dos poucos que promovem a transferência direta de renda para as famílias cadastradas.

De acordo com números divulgados recentemente, a quantidade de famílias cadastradas no Bolsa Família surgiu consideravelmente, o que alertou especialistas da economia.

Afinal, de que forma o cenário do trabalho no Brasil tem a ver com essas taxas e qual a previsão para o futuro do programa nos próximos meses.

O programa Bolsa Família surgiu no Governo Lula como uma das propostas que promoviam a mudança do cenário de pobreza no país. Ao mesmo tempo, outro programa foi criado com o intuito de amenizar a situação de fome no país: o programa Vale Gás.

Atualmente, o Vale Gás foi unificado ao Bolsa Família e ambos passaram a beneficiar diversos núcleos familiares que estivessem cumprindo com os requisitos do programa.

É interessante afirmar que a iniciativa se divide em duas categorias de beneficiários. A primeira, é destinada aos cadastrados que se encontram em situação de pobreza extrema e a segunda, aqueles que se encontram em situação de pobreza.

Desde a sua criação, o Bolsa Família foi crescendo e se popularizando entre as pessoas que se encontravam em situação de carência. Portanto, podemos dizer que o crescimento de famílias cadastradas fosse esperado em um certo momento.

A questão é que o número esteve alarmante e a previsão é que uma grande porcentagem de famílias esteja se inscrevendo para receber o Bolsa Família 2024.

Isso porque, a crise financeira pela qual o país tem passado há alguns anos, colocou em estado preocupante a renda da família brasileira que anteriormente vivia de forma confortável.

Esse índice dá-se, principalmente, ao cenário de desemprego no país. Um outro fator que pode enfatizar essa afirmação é a grande quantidade de solicitações do seguro desemprego nos últimos anos.

Além disso, o mercado tem se tornado exigente e cada vez mais pessoas estão buscando trabalhar de forma independente, seja empreendendo ou assumindo outras categorias de emprego.

Entretanto, as soluções momentâneas ficam em risco quando pensamos no grande número de pessoas que estão buscando fazer a mesma coisa no mercado de trabalho, o que torna evidente o crescimento de famílias cadastradas no Bolsa Família.

A expectativa é que grande parte da população de renda baixa e média estejam realizando o cadastro no Cadúnico para solicitar a renda mensal do Bolsa Família.

Autorizado ou Reconhecido pelo MEC? Conheça Diferenças!

Sempre que estamos procurando por um curso superior se perguntamos se eles são autorizados ou reconhecidos pelo MEC, não é mesmo? Apesar de soar como palavras que tenham a mesma finalidade, autorizados e reconhecidos possuem significados diferentes. A seguir, saiba distinguir essas diferenças para não se confundir mais!

Assim como já ressaltamos logo no início deste post, voltamos a dizer que antes de se matricular em um curso de graduação é de suma importância saber se o mesmo é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Não deixe de efetuar o pagamento do Boleto FIES.

Para que você entenda esta diferença entre autorizado e reconhecido, é preciso que antes saiba como funciona essa dinâmica da criação de um curso. Confira a seguir:

  • Para que o curso seja reconhecido ou autorizado, é necessário que a instituição seja credenciada pelo MEC;
  • Com o credenciamento, a instituição pode criar seus próprios cursos (basta apenas pedir autorização ao Ministério da Educação);
  • Com esta autorização a instituição do ensino superior pode abrir seu processo seletivo e criar novas turmas;
  • Assim que o curso for iniciado, a IES deve solicitar o reconhecimento no MEC: Nos cursos que possuem duração de 4 (quatro anos) o pedido deve ser feito no segundo ano de funcionamento. Já os que possuem duração com mais de 4 anos, a solicitação deve ser feita a partir do terceiro ano;
  • Agora, uma comissão do INEP irá visitar a instituição e irá avaliar todos os quesitos de instalação, corpo docente, grade curricular, laboratórios e entre outros aspectos relacionados ao curso;
  • Com base nesse levantamento, os técnicos do MEC irão reconhecer o curso em questão.

Caso negado, o curso deve ter as reparações necessárias. Se não forem feitas, o mesmo é fechado e proibido de ser ofertado nesta instituição.

Agora que você já sabe como funciona todo o processo de reconhecimento e autorização, veja a seguir a diferença das palavras e a real fonte:

Autorizado pelo MEC

Assim como já mencionamos neste post, para que a instituição de ensino possa oferecer um curso ela precisa que o Ministério da Educação (MEC) autorize ou libere a disponibilidade do mesmo.

A autorização é o primeiro procedimento para que a instituição deve solicitar.

Mas vale lembrar que, algumas instituições por serem autônomas não precisam de autorização para começar a ofertar cursos superiores. Apenas informar a Secretaria sobres os cursos disponíveis para que haja uma supervisão e futuramente o reconhecimento.

De forma geral, para que um curso seja oferecido, a instituição precisa solicitar autorização ao MEC.

Reconhecido pelo MEC

Após a autorização e o funcionamento do curso, seja ele na modalidade presencial ou EAD é preciso que a instituição solicite ao MEC o reconhecimento do mesmo.

O reconhecimento deve ser solicitado no segundo ano, em casos de cursos que tenham duração de quatro anos, e no terceiro ano de funcionamento para cursos que tenham duração de mais de cinco anos.

O reconhecimento dos cursos é feito após uma comissão do Inep visitar a instituição e avaliar todo os quesitos que se relacionam ao curso, como por exemplo: corpo docente, laboratórios, grade curricular e entre outros.

Avaliada a situação do curso, o Inep pode: reconhecer, pedir ajustes ou negar o reconhecimento.

Não são apenas instituições ou cursos que são avaliados! Os estudantes do Ensino Fundamental ou Médio também tem seu desempenho avaliado através do ENADE 2024. As escolas precisam estar atentas às datas das provas ENADE 2024!

Mais de 700 vagas de estágio são oferecidas neste mês de dezembro, em Salvador

Em tempos de crise como os dias atuais o mercado de trabalho fica desaquecido e para aqueles que ainda estão na faculdade ou buscando dias melhores através de um curso técnico, a insegurança é o sentimento em comum. São nesses momentos também que quem sobrevive a tempestade consegue se manter no mercado de trabalho depois com grandes oportunidades de crescimento.

Nesse cenário surge o importante papel do Programa Jovem Aprendiz Santander, oferecido por diversas empresas de Norte a Sul do País. Conheça mais sobre o as oportunidades de empregos oferecidas pelo Pronatec e veja como se inscrever para não deixar escapar nenhuma oportunidade.

Pronatec para Setor Bancário

O Programa Pronatec foi criado pelo banco visando inclusão social das pessoas e com o objetivo de proporcionar formação profissional, por isso todas as pessoas que são selecionadas para uma vaga no banco encontram na mesma a chance de seguir carreira na área escolhida, pois as chances de contratações só dependem do desenvolvimento e habilidades apresentadas pelo profissional.

Para os jovens aprendizes do Santander o banco oferece:

  • Salário fixo;
  • Assistência médica e odontológica;
  • Vale transporte;
  • Vale refeição.

Para tanto, é preciso cumprir uma carga horária diária de quatro horas. As vagas do programa são para todos os estados brasileiros, alcançando as principais cidades. Os jovens precisam ter entre 14 e 24 anos, estarem cursando ou concluído do ensino médio, as pessoas de baixa renda têm prioridade na seleção do Santander para o programa Pronatec. o contrato do programa pode durar até dois anos, e ser estendido.

Fonte: https://pronatec2024.com.br/

Como Funciona o FIES: Guia Completo

Para os jovens que procuram ingressar em um ensino superior, é importante entender como funciona o FIES 2023. Por ser um programa que já é bastante conhecido pelos interessados no assunto, algumas mudanças podem está sempre ocorrendo para melhorar seu funcionamento. Por isso é tão importante entender como funciona o FIES 2023.

Então, se você está interessado em participar do programa, está no lugar certo. Por esse motivo, reunimos informações sobre como participar e garantir uma bolsa. Por ser um programa com um grande número de inscritos, você não pode perder tempo. Então, continue lendo e saiba como funciona o FIES 2023.

FIES

Criado pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil é uma das soluções mais procuradas entre os jovens de nosso país. Ele é uma das alternativas para quem não conseguiu ser aprovado em vestibulares de universidades públicas.

Por existir um grande número de brasileiros que não conseguem bancar suas mensalidades, o FIES é um recurso que pode ser bastante útil.

E é por ter um grande número de inscritos todos os anos, que o Governo sempre procura melhorar esse financiamento. Assim, outros jovens que também precisam mas não conseguiram bolsas, podem tentar com mais chances. Veja a seguir detalhes sobre essa novidade!

Como funciona o FIES?

Entender como funciona o FIES 2023  pode ser bem simples, já que suas mudanças basicamente ocorreram em suas modalidades. Como já pudemos lhe apresentar bem do que se trata o programa, você deve ter entendido um pouco sobre ele.

Por ser um programa de financiamento, os interessados devem solicitá-lo para fazer a  cobertura de suas mensalidades nas universidades parceiras do programa.

Assim, deverão seguir seus requisitos e fazer sua inscrição. Sendo aprovado, terá que fazer  renovação de sua bolsa sempre que necessário. Ocorre com o pagamento do FIES boleto 2023 trimestral e com o seu aditamento junto com a matrícula da faculdade.

E é sempre através desses passos que o programa entende que você precisa continuar com a bolsa. O pagamento desses débitos só serão feitos quando o curso encerrar e poderão negociar quando começar de acordo com sua necessidade .

Quem pode se inscrever?

Assim como todos os programas de financiamentos que temos disponíveis, o modo como funciona o FIES, deve ser seguido de acordo com suas regras.

Os interessados em participar do programa terão que ter participado de umas edições do ENEM a partir do ano 2010, sem ter zerado a redação.

E os requisitos seguintes estarão de acordo com sua renda familiar, que deverá se encaixar em suas modalidade. Já para a matrícula no cursos que deseja, fica a critério do aluno conseguir ser aprovado no processo seletivo.

Quem pode se inscrever?

Como existe um grande número de jovens que ainda precisam do programa, o Governo fez algumas mudanças e implantou uma nova modalidade.

Com o P-FIES os novos inscritos que tiverem renda superior a primeira modalidade também pode está participando.

Então, veja logo abaixo, como funciona o FIES modalidades:

  • Modalidade FIES: podem participar dessa modalidade os candidatos que estiverem comprovando renda familiar em até 3 salários mínimos por pessoa, onde as taxas de juros poderão ser zero,a  depender do curso escolhido.
  • Modalidade P-FIES:podem participar dessa modalidade os candidatos que estiverem comprovando renda familiar de 3 até 5 salários mínimos por pessoa e suas taxas de juros estarão variando de acordo com o curso e universidade escolhida.

Inscrições FIES

As inscrições FIES 2023 podem ser feitas através do site oficial do programa em qualquer período do ano. Mas a abertura de novas vagas sempre ocorrem no começo de cada período, que é quando você pesquisará por sua bolsa.

Se você não sabe como esse cadastro é feito, veja abaixo como funciona as inscrições do FIES:

  • Acesse seu site, clicando aqui;
  • Quando for redirecionado escolha a opção ‘Primeiro acesso’ no menu;
  • Em seguida, preencha os campos com seu CPF e data de nascimento;
  • Espere suas informações serem redirecionada e continue preenchendo seu formulário com seus dados pessoais até encerrar.

Quando as vagas estiverem disponíveis você fará login no site através do seu CPF e senha escolhida. Sendo aprovado, esse será o seu login para acessar o portal.

Aditamento FIES

Depois que as inscrições são encerradas, você pode conferir seu resultado acessando o seu portal. É através dele também, que você conseguirá proceder com o aditamento FIES 2023. Como já falamos para você, ele é responsável por renovar sua bolsa.

Sendo assim, você terá que comparecer a sua unidade de ensino para fazer essa renovação. Caso precise fazer alguma alteração em seus dados como situação civil, troca de fiado, mudança de financiamento, etc, é preciso aguardar esse período e fazer um aditamento não simplificado.

Leia também: Garanta sua inscrição no programa Educa Mais Brasil!

Saiba como ter direito à isenção do IR

O Imposto de Renda é uma contribuição anual que deve ser cumprida por determina categoria de trabalhadores. Em alguns casos, o contribuinte pode solicitar a isenção do IR e ficar livre da taxa. Mas como é o processo de solicitação do recurso?

O Imposto de Renda é uma das taxas obrigatórias mais importantes para o Governo e deve ser cumprido junto a uma declaração oficial de valores tributáveis. Vale mencionar que esses valores precisam ser comprovados através de notas fiscais, por exemplo.

Não declarar o IR, incluir dados errôneos ou até omitir valores pode acabar fazendo com que o contribuinte caia na malha fina e tenha problemas com a Receita Federal.

Por isso, quem não tem direito a isenção pode utilizar recursos como o simulador imposto de renda 2023 para saber com mais precisão os valores que deverá cumprir e evitar problemas com a Receita.

Mas afinal, quem precisa realizar a declaração do IR?

De acordo com a Receita Federal, deverá realizar a declaração do Imposto de Renda 2023 os servidores que estiverem dentro das situações abaixo:

  • Assalariados, aposentados e pensionistas;
  • Quem obteve, em 2019, rendimento tributável acima de R$ 28.559,70;
  • Quem obteve mais de R$ 128.308,50 como renda rural;
  • Quem investiu qualquer valor na bolsa, criptomoedas ou similares;
  • Quem tiver posses no valor acima de R$ 300 mil.

Quem tem direito a isenção?

As regras estão previstas para todos os brasileiros, exceto por aqueles que tem direito a isenção do imposto. Esse é um recurso muito importante e muita gente ainda não sabe que tem direito a ele.

Por isso, vale a pena conferir quem tem direito ao IR para solicitar o benefício. De acordo com a Receita Federal, poderá solicitar a isenção, quem for diagnosticado com doenças graves, como:

  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
  • Cegueira (inclusive monocular);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose Múltipla;
  • Fibrose Cística (Mucoviscidose);
  • Hanseníase;
  • Nefropatia Grave;
  • Neoplasia Maligna;
  • Tuberculose Ativa;
  • Entre outras.

Como solicitar a isenção do IR?

Se você está de acordo com os requisitos de isenção do imposto de renda 2023, está na hora de saber como funciona o processo de solicitação desse recurso para dar entrada dentro do prazo estimado.

Em primeiro lugar, é necessário que contribuinte consiga um laudo médico pericial dentro do modelo oferecido pela própria Receita. É possível conseguir o documento através da perícia INSS ou do Sistema Único de Saúde.

Depois é só preencher o requerimento de isenção, emitido pela própria Receita Federal, e enviar o seu pedido junto com as cópias dos seus documentos oficiais.

Servidores Públicos Tem Direito ao PIS? Entenda como funciona

Quem atua no mercado de trabalho através da CLT fica automaticamente coberto por diversos benefícios trabalhistas. São exemplos destes benéficos, o seguro desemprego, o auxílio-doença e o PIS. O Programa de Integração Social proporciona o pagamento do abono salarial mas para os trabalhadores da rede privada. E quem serve a rede pública, tem direito ao saque? Verifique as informações a seguir e descubra.

O que é o PIS?

Mensalmente, o trabalhador brasileiro recebe alguns descontos do seu salário bruto e estas taxas proporcionam segurança para o mesmo. O Programa de Integração Social (PIS) é um destes benefícios. Mas vale lembrar que não é sempre que este recurso pode ser acessado sempre.

Para o trabalhador de empresa privada receber o PIS 2023, é necessário possuir registro na CLT há pelo menos cinco anos, receber até dois salários mínimos vigentes, ter seus dados informados corretamente no Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador e ter exercido 30 dias, seguidos ou não, de serviço remunerado.

Quem tem dúvidas quanto ao recebimento do valor, deve verificar a tabela PIS 2023. Lembre-se: o saque é destinado aos trabalhadores da rede privada.

Servidor público tem direito?

Como você já pode conferir, o PIS é muito importante e permite o pagamento de um valor equivalente aos dias de serviço prestados pelo funcionário. Mas afinal, o servidor público tem direito a receber este valor?

Sim, o servidor da rede pública também pode receber o abono salarial, entretanto, vale mencionar que o benefício é proporcionado pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Enquanto o PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o PASEP é gerenciado pelo Banco do Brasil e os servidores que tem direito ao saque, receberão o valor através de seu banco.

Como sacar?

Os requisitos de saque para o PASEP são os mesmos do PIS, portanto, quem recebe o valor mínimo, tem o tempo de serviço necessário e está com os dados devidamente informados nas instituições, deve ficar atento ao prazo de saque do abono salarial.

Quem não retira o benefício dentro do prazo estabelecido, tem o valor retido e perde o direito ao saque. O abono é pago em lotes, dando prioridade aos aposentados e casos especiais.

Quando confirmar o direito a receber o abono salarial e o pagamento dos lotes do PIS/PASEP, basta ficar atento a sua conta de recebimento e efetuar o saque no banco em questão, seja a Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Dicas para quem irá viajar de carro

Viajar de carro pode ser bastante prazeroso para um casal ou uma família. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar as rodas na estrada e evitar transtornos. Muitos problemas podem ser solucionados antes de sair na garagem e não atrapalhar o roteiro. Confira algumas dicas a seguir sobre o Seguro DPVAT, entre outras informações.

Veja esse site e entenda quem tem direito ao DPVAT 2023 e como ele pode te auxiliar.

Cuidados importantes antes de viajar de carro

É um hobby comum entre os europeus e norte-americanos viajar de carro. Infelizmente as condições da estrada por lá são muito melhores que as brasileiras. Mas para alguns destinos ainda dá para curtir uma boa aventura em um veículo de quatro rodas. Para quem for seguir a dica confira alguns cuidados cruciais antes de apertar o acelerador.

1 – Faça uma boa revisão do carro

O ideal é manter o bom estado do carro sempre com revisões periódicas. Mas uma semana antes de colocar o pé na estrada é indicado fazer uma nova revisão.  Uma visita breve ao seu mecânico de confiança confirmando o bom funcionamento de todas as peças pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das férias.

Por longos quilômetros das estradas brasileiras é comum não encontrar oficina ou pontos de suporte.  Mesmo tendo seguro nem sempre a rede do celular vai funcionar para solicitar ajuda.

2 – Sempre saia com um tanque cheio

Muitos viajantes já acabaram no acostamento da estrada contando com um posto de gasolina no caminho com combustível mais barato. Se você não conhecer bem a estrada pode acabar sem pontos para abastecimento e o carro encostado.

3 – Quite todos os impostos

A regra da obrigatoriedade do pagamento do IPVA Rio Grande do Sul vale para todos os veículos.  Mesmo saindo do seu estado de origem é preciso pagar IPVA e DPVAT 2023 RS o carro pode ser apreendido e sua viagem ficará incompleta. Isso sem contar que um carro apreendido em outro estado deve ser liberado no mesmo estado que foi preso pagando as devidas taxas de estacionamento por dia do pátio do Detran.

4 – Verifique o seu estepe e peças de manutenção

Você não quer ficar na estrada porque furou um pneu e não tem como trocar, correto? Antes de sair e observe se o pneu do estepe está cheio ou precisa de uma nova calibragem e se as peças para troca de pneu estão dentro da mala.

5 –  Analise o trajeto antes de colocar o pé na estrada

Muitos problemas podem surgir com uma família perdida em uma viagem de carro. As estradas são perigosas (em especial no turno da noite) e todo cuidado é pouco quando se trata de segurança.

Em algumas localidades é melhor não confiar totalmente na tecnologia de um GPS. Observe o trajeto online antes de sair de casa e se possível leve um mapa impresso com as principais vias a serem cruzadas.

6 – Verifique se os documentos estão com você

Do que adianta pagar todas as taxas e impostos se não levar o documento do veículo e habilitação? Coloque em um lugar visível para verificações de agente de trânsito e da Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, presenças comuns nas estradas brasileiras.

7 –  Levar água e um lanchinho nunca é demais

Motivos diversos podem fazer restaurantes e lanchonetes na beira da estrada fecharem e deixar crianças e adultos desconfortáveis no carro. O melhor é garantir levando água e lanche em uma mochila térmica dentro do veículo. Nada que possa estragar fora da geladeira.